Notícias
O Festival da Fava 2025 foi a melhor e a maior edição de sempre
- Maio 12, 2025
- Publicado por: João Pimpão
- Categoria: Eco-Freguesia Eventos noticias
A edição de 2025 do Festival da Fava que ontem terminou em Meirinhas foi a edição mais participada de sempre, sendo que na opinião da esmagadora maioria dos “festivaleiros” terá sido a melhor de sempre.
Para este sucesso muito contribuíram a qualidade das iguarias confeccionadas pelo Lar da Felicidade, pelo diligente serviço de sala assegurado pela APA-Associação de Pais de Meirinhas e pelo quase profissional apoio de bar pela Associação Recreativa de Meirinhas, numa edição mais uma vez liderada pela Junta de Freguesia de Meirinhas.
O Festival da Fava é um projeto comunitário participativo que tem como objetivo o desenvolvimento da pequena agricultura familiar, a recuperação de terrenos agrícolas, a preservação e a divulgação da cultura gastronómica, a partilha e o incremento do sentimento comunitário de pertença, o apoio ao artesanato, o desenvolvimento econômico de pequenos artesãos e comércios, uma grande manifestação cultural, bem como a divulgação de Meirinhas como destino turístico.
Um Festival que se iniciou em novembro, altura em que a Junta de Freguesia anuncia o valor que irá pagar aos pequenos agricultores pelo Kg de favas para o Festival da Fava, privilegiando os pequenos agricultores que semeiam favas em terrenos que estavam em pousio. Os pequenos agricultores cultivam as favas que são colhidas pelo voluntário da comunidade e são descascadas pelos jovens do Centro Escolar de Meirinhas (fase em que as professoras falam da importância de uma alimentação equilibrada) e pelos utentes do Lar da Felicidade (que assim recordam os seus tempos antigos), a Freguesia adquire para serem confeccionadas no certame Festival da Fava.
O Festival da Fava realizou-se neste segundo fim de semana de Maio e foi organizado conjuntamente com todas as associações da freguesia (Associação Lar da Felicidade, APA Associação de Pais e Educadores de Meirinhas, Associação Recreativa de Meirinhas e Grupo Sócio caritativo de Meirinhas) cuja totalidade receita do serviço de restaurante é totalmente entregue a estas associações.
No Festival da Fava existiu uma zona de exposição e venda comercial dedicada a pequenos artesãos e pequenos negócios de meirinhas.
O Festival da Fava, iniciado em 2018, é uma marca registada da Freguesia de Meirinhas.
Na ementa deste ano tivemos os expectáveis pratos de favas com chouriço e entrecosto, carneiro com favas, bacalhau com favas, galo guisado com favas; bem como uma proposta para quem os apreciadores da nossa cozinha e que ainda não apreciam favas.
Em 2025 Eça de Queiroz foi trasladado para o Panteão Nacional.
Nas cerimónias ficou bem expresso que este notável escritor era um diletante apreciador de Favas. O parto principal do banquete oficial foi um Arroz de Favas (Favas de Tornes) que o fazia as delícias do escritor e que este ano poderá fazer as delícias de quem participar no Festival da Fava; pois em homenagem a Eça de Queiroz confeccionamos e servimos o mesmíssimo prato de Arroz de Favas (Favas de Tornes), cuja receita conseguimos obter perto da Quinta de Tormes em Santa Cruz do Douro, onde Eça viveu.

